Anuncie no Força Logística
Comunicação com o blog Força Logística somente por e-mail:
brazilverde@gmail.com

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Logistica e a Ética proficional.

A Logística e a Ética Profissional:

A ética é por definição: “parte de uma filosofia que tem por objetivo a elaboração de um sistema de valores e o estabelecimento dos princípios normativos da conduta humana, segundo esse sistema de valores”.
A ética profissional tem por premissa maior o relacionamento do profissional com seus clientes e com outros profissionais, levando em conta valores como dignidade humana, auto-realização e sociabilidade.
A ética profissional deve se concentrar em dois pontos importantes: cumprimento das obrigações e atendimento correto dos clientes, dentro das normas preestabelecidas.

Você é um profissional ético?

Agir corretamente, hoje, não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida.
Responda com sinceridade:
• Seu colega teve uma idéia brilhante para um novo produto. Dias depois, você está sozinho, cara a cara com o diretor da empresa, falando sobre esse projeto. Ele acha a idéia excelente e pergunta que é o autor. O que você responde?
• Você sonha há anos fazer uma viagem com a família, mas nunca sobra dinheiro. Eis que um de seus fornecedores oferece uma semana com tudo pago para Cancun, como premio por você ser um ótimo parceiro nos negócios. Você aceita?
As respostas a essas duas questões devem ser: dizer que foi o colega e recusar a viagem, respectivamente.
Segundo, Robert Henry Srour, executivo e professor da USP, autor do livro Ética Empresarial, ser ético profissional é ser altruísta, isto é, não ser egoísta, individualista, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. E como se consegue isso?
1. Sendo honesto em qualquer situação. A credibilidade é fruto da franqueza.
2. Ter coragem para assumir decisões, mesmo que seja preciso ir contra a maioria.
3. Ser tolerante e flexível. Saber ouvir sem pré-julgamentos.
4. Ser íntegro. Agir conforme seus princípios.
5. Ser humilde. Ter a consciência de que o sucesso individual é resultado do trabalho de uma equipe.

Vamos fazer outro teste?

O que você faria?

Suponha que você é um dentista e que sabe fazer seu trabalho com competência. Chega hora de um paciente, e quando ele entra você descobre que se trata de ninguém mais que um assassino cruel como aquele pai que matou a própria filha, ou aquela filha que planejou a morte dos próprios pais ou aqueles que mataram aquela criança arrastando-a, pendurada do lado de fora do carro, enfim, um desses que tenha cometido algum crime hediondo. O que você faz?


Assinale uma das alternativas abaixo e justifique a sua resposta.

( )a) você é um dentista, você faz o que jurou fazer.
( )b) você manda o cliente procurar outro dentista, pois antes de ser dentista, você é um ser humano.
( )c) você bate no cara antes de mandá-lo para outro dentista. Você é humano e se revoltou com o que ele fez.
( )d) você o atende, mas faz o pior procedimento; o mais doloroso e humilhante possível. AUTOR: LAÉRCIO BORGES FORÇA LOGÍSTICA A FORÇA DO BRASIL
Postar um comentário

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o FORÇA LOGÍSTICA gratuito:

Governo planeja publicar novo decreto dos portos nesta quarta-feira (10)

Governo planeja publicar novo decreto dos portos nesta quarta-feira (10)   O setor portuário pode receber investimentos de a...