FORÇA NEWS

Surfe.be - Banner advertising service

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Governo retira IOF sobre operações de derivativos cambiais




Governo retira IOF sobre operações de derivativos cambiais


Mantega explicou que ‘cenário mudou’; intenção é conter a desvalorização do real ante o dólar




VEJA TAMBÉM



Sem medidas cambiais, dólar volta a subir de olho no BC

BIS: intervenção no câmbio pode até aumentar volatilidade

Intervenção no câmbio pode até aumentar volatilidade, aponta BIS



--------------------------------------------------------------------------------

O IOF de 1% foi introduzido em 2011, quando o real estava forte. Agora, o objetivo é o oposto. "Quando você fica vendido, significa que você vai ter de entregar dólar, então você ajuda a desvalorizar o dólar. Em 2011, os aplicadores estavam vendidos e o dólar estava se desvalorizando e o real se valorizando. Havia aumento de posição vendida, de modo que estava prejudicando a atividade, porque as exportações estavam ficando caras em dólar", afirmou o ministro.



"Agora, o cenário mudou. Principalmente diante dessa acomodação do mercado cambial mundial. Estamos tendo, ao invés de desvalorização, valorização (do dólar). Não faz sentido manter o empecilho", disse."Com isso, haverá, oferta maior de dólar no mercado futuro, com diminuição da desvalorização do real."



Derivativos são instrumentos financeiros que usam um ativo de referência, como o dólar, para fixar um ganho. Nessas operações, não há movimento físico de dinheiro.



Mantega afirmou que o mundo passa por um cenário de alta volatilidade, com a maioria das moedas se desvalorizando e as bolsas de valores caindo. "É um processo de ajuste da economia mundial. As medidas (anunciadas pelo governo brasileiro) não têm objetivo de curto prazo, não são para influenciar necessariamente neste momento. Quando for oportuno, que venha capital", disse.











Origem: Agencia Estado FORÇA LOGÍSTICA A FORÇA DO BRASIL

Vitra Studios: Um Projeto Promissor em 2024

https://moneybrazilio.blogspot.com/2024/01/vitra-studios-um-projeto-promissor-em.html