FORÇA NEWS

Surfe.be - Banner advertising service

sábado, 7 de novembro de 2009

Brasil tem a maior Matriz Energética Limpa do Mundo

Brasil o país com a matriz energética mais limpa do mundo.
No dia 24 de setembro, a revista Exame realizou o fórum “O novo cenário energético mundial e as oportunidades para o Brasil”. Especialistas de diferentes áreas do setor energético e também do governo participaram dos painéis de debate.

Um dos pontos levantados por alguns especialistas foi a possibilidade de que a recém descoberta do pré-sal deslocasse os investimentos do governo para o setor petroleiro, abandonando o projeto do etanol como o combustível nacional. Ainda se questionou o fato de a exploração do pré-sal elevar o volume de carbono emitido pelo país. A saída para isso seria pensar em medidas de compensação dessas emissões e usar parte dos recursos obtidos com a atividade em inovações tecnológicas de mitigação.

Ficou claro durante o evento que, com o desenvolvimento econômico nos próximos anos, assim como com o aumento da população, a demanda por energia continuará crescendo e tende a dobrar até o ano de 2050. Portanto, será necessário investir em mais de uma fonte energética. Isso quer dizer que é muito pequeno o risco de o governo priorizar apenas o pré-sal e deixar de lado o investimento em fontes limpas de energia.

As pequenas centrais hidrelétricas, o bagaço de cana – que tem potencial para suprir 15% da matriz brasileira –, o etanol – que já corresponde a 25% do combustível consumido no país –, a energia eólica e a solar serão fontes complementares importantes para suprir a demanda nacional e para que o Brasil continue a ser o país com a matriz energética mais limpa do mundo. A preocupação com esse fator deve ser cada vez maior, num momento em que todos os países buscam uma economia de baixo carbono. AUTOR: LAÉRCIO BORGES FORÇA LOGÍSTICA A FORÇA DO BRASIL

Vitra Studios: Um Projeto Promissor em 2024

https://moneybrazilio.blogspot.com/2024/01/vitra-studios-um-projeto-promissor-em.html