Anuncie no Força Logística
Comunicação com o blog Força Logística somente por e-mail:
brazilverde@gmail.com

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OGX dispara 26% ao melhor nível em três meses

18:00 OGX dispara 26% e leva Ibovespa ao melhor nível em três meses

São Paulo, 06/09/2013 - A disparada de 26,83% das ações da OGX no pregão desta sexta-feira conduziram o Ibovespa à melhor pontuação em três meses. Os ganhos refletem o anúncio de que a petroleira exercerá o direito a uma "put" (opção de venda) de US$ 1 bilhão, concedido pelo acionista controlador, Eike Batista. Com participação relevante no Ibovespa, a alta dos papéis ON da companhia engatilharam uma forte entrada de recursos na Bolsa, principalmente por parte de investidores estrangeiros, conforme relataram profissionais ouvidos pelo Broadcast.
O Ibovespa encerrou o pregão de hoje com valorização de 2,67%, aos 53.749,42 pontos, no melhor patamar desde 4 de junho (54.017 pontos). O comunicado da OGX, divulgado pouco antes do início dos negócios, garantiu a alta do índice durante toda a sessão. Na máxima do dia, chegou a avançar 3,39%, aos 54.125 pontos. Com isso, a Bolsa paulista encerra a semana com ganho de 7,48%, o que reduz a perda no ano para 11,82%. O giro financeiro somou R$ 8,680 bilhões (dado preliminar).
"Hoje a OGX deu impulso para a Bolsa, principalmente se considerarmos que quase 1% da alta corresponde às ações da companhia. Rompemos os 53 mil pontos, o que do ponto de vista da análise técnica é muito importante", ressalta o analista da Leme Investimentos João Pedro Brugger. Em sua avaliação, o Ibovespa subiria hoje, mas não na magnitude da alta vista no fechamento. Os ganhos foram generalizados: dos 73 papéis que compõem a carteira teórica do Ibovespa, apenas 16 fecharam em queda.
O cenário externo também influenciou positivamente o comportamento da Bolsa paulista, observa Brugger, mencionando o relatório oficial do mercado de trabalho nos Estados Unidos, divulgado mais cedo. A criação de menos vagas do que o esperado pela economia norte-americana em agosto, de 169 mil postos ante previsão de +175 mil, acelerou os ganhos em Wall Street, já que um resultado robusto do mercado de trabalho poderia ser visto pelo Federal Reserve como um "ok" para o início da redução do programa de compra mensal de bônus soberanos da instituição já neste mês.
As blue chips Petrobras e Vale encerraram em direções opostas, com os papéis ON e PN da estatal em alta de 0,96% e 1,25%, respectivamente, e as ações da mineradora registrando perda de 0,31% as ON e de 0,37% as PNA.
Depois de OGX ON, as maiores altas do Ibovespa hoje foram Gol PN, que avançou 13,76%, seguida por MRV ON (+6,37%), PDG Realty ON (+4,78%) e Lojas Renner ON (+3,95%). Na outra ponta, os destaques de queda foram Fibria ON (1,81%) e MMX ON (-1,32%).
Em Wall Street, o índice Dow Jones virou no final e terminou em baixa de 0,10%. Já os índices S&P 500 e o Nasdaq avançaram 0,01% e 0,03%, respectivamente.

 (Ana Luísa Westphalen - ana.westphalen@estadao.com)
Origem: Estadão FORÇA LOGÍSTICA A FORÇA DO BRASIL

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o FORÇA LOGÍSTICA gratuito:

Governo planeja publicar novo decreto dos portos nesta quarta-feira (10)

Governo planeja publicar novo decreto dos portos nesta quarta-feira (10)   O setor portuário pode receber investimentos de a...