seg, 15/04/13por Dhiego Maia |categoria estradas, Limites de município
Buracos na cabeceira da ponte sobre o Rio Cuiabá na Rodovia dos Imigrantes são um risco para caminhoneiros e motoristas que trafegam pelo local. A profundidade dos buracos é tamanha que é possível ver a ferragem que dá sustentação à estrutura da ponte.
No mês passado, o governo de Mato Grosso decretou situação de emergência em Cuiabá e Várzea Grande por conta da precariedade da Rodovia dos Imigrantes.
Á época, a assessoria da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) disse que o governo pretendia firmar um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para restauração de pontos críticos ao longo dos 28 quilômetros da rodovia.
No entanto, o convênio ainda não tem data prevista para ser firmad
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Cidade do pastel
seg, 15/04/13por Dhiego Maia |categoria Curiosidades, Paradas
Depois de um trecho de fluxo intenso de veículos, o G1 chega à cidade do ‘melhor pastel’ de Mato Grosso. O caminhoneiro Adalgirio Scheibler não resistiu à oportunidade de parar em Jangada e comer um pastel frito, que é tradicional na cidade. Deu fome?
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Safra parada
seg, 15/04/13por Laura Naime |categoria estradas, portos
A soja é um dos principais produtos agrícolas que o Brasil vende para o exterior. A previsão do IBGE é que a safra deste ano seja recorde, de 80,9 milhões de toneladas.
O problema é que as estradas e os portos não dão conta de embarcar tanta soja. E, com isso, a exportação vem caindo.
De janeiro a março, o Brasil mandou para fora 6,6 milhões de toneladas de soja (incluindo grão, farelo e óleo), 36% a menos que nos mesmos meses do ano passado, quando foram 10,3 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura.
Só a China cancelou uma compra de 600 mil toneladas por conta do atraso do embarque.
Flagramos um caminhão tombado na BR-163 próximo à cidade de Rosário Oeste, distante 133 quilômetros de Cuiabá.
O veículo estava carregado de madeira usada para queima em caldeiras e tombou em um trecho de reta.
Não há registro de vítimas fatais.
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Primeira parada (e um café de graça)
O motorista Biro-Biro fez a primeira parada da viagem antes de duas horas de viagem, em Nova Santa Helena (MT). O tempo de descanso foi usado para checar os pneus, a bica (espécie de bocal por onde será escoada a carga de soja das carretas), o molejo (peças de molas) e a quinta roda (peça que une as duas carretas).
Durante a parada, o motorista e a reportagem aproveitaram para tomar um café. Para surpresa do repórter do G1, o café não foi cobrado.
“A gente pergunta quanto é por educação, mas é difícil que o posto cobre o café de nós, é cortesia deles”, disse Biro-Biro.
ORIGEM: Dhiego Maia |categoria Acidentes
FORÇA LOGÍSTICA A FORÇA DO BRASIL
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Blog Rumo ao Porto
O Blog Rumo ao Porto vai relatar o caminho do escoamento da soja, da plantação ao porto. Serão dois trajetos que ligam Mato Grosso, o principal estado produtor de soja no país, ao mar.
O repórter Dhiego Maia, do G1 MT, sai de Sorriso rumo a Santos (SP). E o repórter Glauco Araújo, do G1 SP, vai de Sinop para Santarém (PA). Ambos sairão na segunda-feira (15). O primeiro trajeto será de 2.700 km e deve durar 4 dias. O segundo, de 1.300 km, pode levar o mesmo tempo, dependendo da chuva e da condição das estradas.
Eles relatarão da boleia do caminhão os gargalos da logística no Brasil, maior produtor de grãos do planeta que tem o transporte baseado em rodovias - em detrimento de meios mais baratos e eficientes, como ferrovias ou hidrovias.
Também vão registrar o dia a dia do caminhoneiro, com o desafio das futuras regras trabalhistas, as ameaças crescentes de assaltos, a distância da família e a má conservação das estradas.
Veja aqui a rota dos repórteres
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